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Intervenção psicopedagógica

 

 

O serviço de intervenção psicopedagógica está sobretudo dirigido para os casos de dificuldades específicas de aprendizagem. Estas são uma das problemáticas mais frequentes em contexto escolar, tendo o conceito surgido da necessidade de se compreender porque alguns alunos com níveis intelectuais normais estavam constantemente a experienciar insucesso escolar especificamente nas áreas da leitura, da escrita e do cálculo matemático.  

 

Assim, as dificuldades de aprendizagem referem-se a um grupo heterogéneo de perturbações manifestadas através de problemas significativos na aquisição e uso das capacidades de escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou matemática. Estas dificuldades têm uma base neuronal, são intrínsecas ao indivíduo e podem ocorrer durante toda a vida. Podem ainda, estar associadas com problemas na auto-regulação do comportamento, na percepção e interacção social, embora não constituam por si só dificuldades de aprendizagem. Apesar de poderem co-ocorrer com outras condições de incapacidade (e.g., privação sensorial, perturbação emocional grave) ou com influências extrínsecas (e.g., diferenças culturais, ensino inadequado ou insuficiente) elas não são características das dificuldades de aprendizagem. 

 

Patologias que se destina este serviço:

Dificuldades específicas de aprendizagem da leitura e da escrita (dislexia).

Dificuldade esepcífica de aprendizagem da matemática (discalculia).